Tecnologia, politica, filosofias e videos diversos. Se gosta dos assuntos, sentire liberum!

Aliados contam com Gilmar Mendes para evitar que o petista seja preso || “Ministros do STF praticam obstrução passiva e ativa”


“Ministros do STF praticam obstrução passiva e ativa”

Na prática, ministros do STF agridem a democracia, escreve Conrado Hübner Mendes, professor de Direito Constitucional da USP, em longo artigo na Folha.


                                                                         Anúncio


“(…) Se o STF autorizou a prisão após condenação em segunda instância, por que ministros continuam a conceder habeas corpus contra a orientação do plenário, como se o precedente não existisse?

Se a restrição ao foro privilegiado já tem oito votos favoráveis, pode um ministro pedir vista sob alegação de que o Congresso se manifestará a respeito? Pode ignorar o prazo para devolução do processo?

(…) A lista de perguntas poderia seguir, mas já basta para notar o que importa: as respostas terão menos relação com o direito e com a Constituição do que com inclinações políticas, fidelidades corporativistas, afinidades afetivas e autointeresse.

(…) Ao se prestar a folhetim político, o STF abdica de seu papel constitucional e ataca o projeto de democracia.

(…) A síntese do desgoverno procedimental do STF está em duas regras não escritas: quando um não quer, 11 não decidem; quando um quer, decide sozinho por liminar e sujeita o tribunal ao seu juízo de oportunidade. Praticam obstrução passiva no primeiro caso, e obstrução ativa no segundo. (…)”

Fonte: O Antagonista
________________

Aliados de Lula contam com Gilmar Mendes para evitar que o petista seja preso


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, é visto no PT como a esperança de que o entendimento da Corte, de que condenados em segunda instância devem iniciar o cumprimento da pena, seja revisado.

Mendes, que sempre foi criticado pela legenda, agora é visto como um forte aliado.


Caso o Supremo mude o entendimento, Lula escapará da prisão, assim como, posteriormente, Aécio Neves, Michel Temer e os demais também poderão usufruir do novo entendimento.

Um grande acordão pela impunidade está sendo tramado.

0 comentários:

Postar um comentário