Tecnologia, politica, filosofias e videos diversos. Se gosta dos assuntos, sentire liberum!

Famílias que comandam o Brasil: Capitanias hereditárias do Congresso que custa R$ 10,2 bilhões ao povo




Na palestra em que criticou as duas principais mudanças tramadas na Câmara para a reforma política – a forma de eleger deputados e vereadores e a criação de um fundo para bancar campanhas – o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), também atacou duramente o atual sistema político e eleitoral brasileiro, chamado por ele de “falido”. “O problema desse sistema eleitoral é que renova muito, mas com o mesmo perfil de voto: igrejas num segmento, agronegócio em outro e máquina pública em muitos estados. Renova-se quase 50% da Câmara, mas, efetivamente, há pouca renovação”, declarou na última sexta-feira (11).

Em seu diagnóstico, Maia se esqueceu de apontar o expressivo segmento do qual ele faz parte: o das famílias que se revezam no comando da política do país. Levantamento da Revista Congresso em Foco revela que pelo menos 378 parlamentares têm laços familiares com outros políticos, de menor ou maior envergadura. Entre eles, ao menos 69 são de 33 famílias que ocupam, ao mesmo tempo, mais de uma cadeira na Câmara e no Senado. São pais, filhos, casais, tios, sobrinhos, primos, cunhados, e até ex-cônjuges unidos pelo exercício do mandato. Filho do ex-deputado e ex-prefeito Cesar Maia (DEM-RN), Rodrigo Maia é primo do deputado Felipe Maia (DEM-RN) e do senador José Agripino Maia (DEM-RN), pai e filho.

Nas comemorações deste domingo (13), Dia dos Pais, pelo menos 12 parlamentares serão presenteados por colegas que são, também, seus filhos. É o caso dos senadores Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), Benedito de Lira (PP-AL), Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), Fernando Coelho Bezerra (PSB-PE), Garibaldi Alves (PMDB-RN), João Alberto Souza (PMDB-MA), José Agripino e Vicentinho Alves (PSD-TO). Pais, respectivamente, dos deputados Valadares Filho (PSB-SE), Arthur Lira (PP-AL), Pedro Cunha Lima (PSDB-PB), Fernando Coelho Filho (PSB-PE) – atual ministro de Minas e Energia – , Walter Alves (PMDB-RN), João Marcelo Souza (PMDB-MA), Felipe Maia e Vicentinho Junior (PSD-TO).

(…)

O cientista político Ricardo Costa Oliveira, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), observa que, em vez de diminuir, a influência do parentesco na política, herança da colonização portuguesa, tem crescido no país, principalmente por causa do encarecimento das campanhas eleitorais.

“A política é cada vez mais um negócio de família no Brasil. As eleições estão cada vez mais caras. Muitos políticos bem sucedidos têm de organizar e possuir uma estrutura de dinheiro, uma estrutura familiar política para beneficiá-los. Os candidatos mais fortes e com boas condições de elegibilidade concentram mais dinheiro e muitas vezes contam com a família na política. Isso é um fenômeno também de reprodução do poder político”, explica o professor.

Nesse ciclo vicioso, sobra pouco espaço para renovação de nomes e ideias. “No atual sistema político, só se elege quem é profissional, quem tem muito dinheiro, quem tem muita estrutura. Quem é amador, político novo, só com suas idéias, não consegue se eleger de primeira vez, ressalvadas as exceções. Somos uma república de famílias”, avalia o professor, que estuda o tema há mais de 20 anos. Esse tipo de relação não se restringe ao Congresso e à política.


O Congresso de vendilhões onde as capitanias hereditárias prevalecem.


30 famílias tem mais de um representante no Congresso.

E o povo elegendo e reelegendo tais sujeitos.

Acre

Senador Gladson Cameli (PP) – Sobrinho do ex-governador Orleir Cameli e do deputado César Messias (PSB-AC).

Alagoas

Senador Benedito de Lira (PP) – Pai do deputado Arthur Lira (PP-AL) e padrasto de Marcelo Palmeira, vice-prefeito de Maceió.

Deputado Maurício Quintella Lessa (PR) – licenciado, é ministro dos Transportes. Primo do deputado Ronaldo Lessa (PDT-AL), ex-governador de Alagoas, e de Otávio Lessa, conselheiro do TCE-AL.

Amapá

Senador João Capiberibe (PSB) – Marido da deputada Janete Capiberibe (PSB-AP) e pai do ex-governador do Amapá Camilo Capiberibe.

Amazonas

Senador Eduardo Braga (PMDB) – Marido de sua suplente Sandra Braga (PMDB), que o substituiu no Senado enquanto ele era ministro.

Bahia

Deputado Bacelar (Podemos) – Sobrinho do ex-senador Ruy Bacelar e do ex-deputado João Carlos Bacelar, é primo do deputado João Carlos Bacelar (PR-BA).

Espírito Santo

Senador Ricardo Ferraço (PSDB) – Filho do deputado estadual Theodorico Ferraço e enteado da deputada Norma Ayub (DEM-ES).

Goiás

Senadora Lúcia Vânia (PSB) – Foi casada com o ex-governador Irapuan Costa Junior. É irmã do ex-senador Moisés Abrão Neto e prima do ex-deputado Pedrinho Abrão. É tia do deputado Marcos Abrão (PPS-GO).

Maranhão

Senador Edison Lobão (PMDB) – Marido da ex-deputada federal Nice Lobão e pai de seu suplente Lobão Filho (PMDB-MA), que exerceu o mandato em seu lugar enquanto era ministro.

Senador João Alberto (PMDB) – Pai do deputado João Marcelo Souza (PMDB).

Deputado Sarney Filho (PV) – licenciado, é ministro do Meio Ambiente. Filho do ex-presidente José Sarney, é pai do deputado estadual Adriano Sarney e irmão da ex-governadora Roseana Sarney. É primo do ex-prefeito de Pinheiro (MA) Filuca Mendes e do deputado Victor Mendes (PSD-MA).

Mato Grosso do Sul

Senador Waldemir Moka (PMDB) – Primo dos deputados Zeca do PT (PT-MS) e Vander Loubet (PT-MS) e do ex-prefeito de Porto Murtinho (MS) Heitor Miranda.

Deputado Zeca do PT (MS) – Tio do deputado Vander Loubet (PT-MS), irmão do ex-prefeito de Porto Murtinho Heitor Murtinho e primo do senador Waldemir Moka (PMDB-MS). É casado com Gilda dos Santos, que era suplente em chapa derrotada ao Senado em 2010.

Minas Gerais/Rio de Janeiro

Senador Aécio Neves (PSDB) – Neto do ex-presidente Tancredo Neves e do ex-deputado Tristão da Cunha, é filho do também ex-deputado Aécio Cunha. É primo do vice-governador do Rio de Janeiro, Francisco Dornelles, e do deputado Marco Antônio Cabral (PMDB-RJ). É sobrinho-neto do ex-prefeito de Cláudio (MG) Múcio Tolentino.

Pará

Senador Jader Barbalho (PMDB) – Pai do ministro Helder Barbalho, ex-prefeito de Ananindeua, ex-marido das deputadas Simone Morgado e Elcione Barbalho (PMDB-PA) e primo do deputado José Priante (PMDB-PA).

Paraíba

Senador Cássio Cunha Lima (PSDB) – Filho do ex-governador e ex-senador Ronaldo Cunha e pai do deputado Pedro Cunha Lima (PSDB-PB). É sobrinho do ex-senador Ivandro Cunha Lima e primo de Romero Rodrigues, prefeito de Campina Grande. Também é primo dos deputados estaduais Bruno Cunha Lima e Arthur Cunha Lima Filho.

Senador José Maranhão (PMDB) – Filho de Benjamin Maranhão e irmão de Wilma Maranhão, ex-prefeitos de Araruna. O pai do senador ainda foi prefeito de Cacimba de Dentro. É tio do deputado Benjamin Maranhão (SD-PB) e da ex-deputada estadual Olenka Maranhão.

Deputado Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) – É representante de uma das famílias mais tradicionais da política paraibana. Filho dos ex-deputados federais Vital do Rêgo e Nilda Gondim (hoje suplente do senador José Maranhão), é irmão do ex-senador Vital do Rêgo Filho, hoje ministro do Tribunal de Contas da União. É neto do ex-governador Pedro Gondim e do ex-deputado estadual Major Veneziano (PE) e sobrinho-neto do ex-governador e ex-senador paraibano Argemiro de Figueiredo. É primo do ex-senador Domício Gondim Barreto.

Paraná

Senador Roberto Requião (PMDB) – Filho do ex-prefeito de Curitiba Wallace Thadeude Mello e Silva, é pai do deputado estadual Requião Filho e irmão do ex-deputado federal Maurício Requião. É tio do deputado João Arruda (PMDB-PR).


Anúncio



Pernambuco

Senador Armando Monteiro (PTB) – Filho do ex-deputado e ex-ministro Armando Monteiro Filho e neto do ex-governador Agamenon Magalhães. É primo do deputado Fernando Monteiro (PP-PE) e do ex-deputado José Múcio Monteiro, atual ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).

Senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) – Pai do deputado licenciado Fernando Coelho Filho (PSB-PE), ministro de Minas e Energia, e do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho. É sobrinho do ex-governador de Pernambuco Nilo Coelho e do ex-deputado Osvaldo Coelho. É irmão do ex-deputado Clementino Coelho e primo do deputado Guilherme Coelho (PSDB-PE).

Deputado Augusto Coutinho (SD) – Pai do vereador de Recife Rodrigo Coutinho. É genro do ex-deputado José Mendonça e cunhado do ministro da Educação, o deputado licenciado Mendonça Filho (DEM-PE).

Piauí

Senador Ciro Nogueira (PP) – Marido da deputada Iracema Portella (PP-PI), filho do ex-deputado Ciro Nogueira e neto do ex-prefeito de Pedro II (PI) Manoel Nogueira Lima. É genro da ex-deputada federal Myriam Portella e do ex-governador Lucídio Portella.

Rio Grande do Norte

Senador Garibaldi Alves Filho (PMDB) – Filho do ex-vice-governador e ex-senador Garibaldi Alves e pai do deputado Walter Alves (PMDB-RN). É sobrinho do ex-governador e ex-ministro Aluizio Alves e do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Natal Agnelo Alves. É primo do ex-deputado Henrique Eduardo Alves e de Carlos Eduardo Alves, atual prefeito de Natal.

Senador José Agripino (DEM) – Herdeiro de uma das mais famílias mais tradicionais da política do Rio Grande do Norte e da Paraíba, é pai do deputado Felipe Maia (DEM-RN) e primo do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do ex-prefeito do Rio César Maia. É filho do ex-governador Tarcísio Maia, sobrinho do ex-senador João Agripino Maia Filho (PB) e primo do ex-deputado Lavoisier Maia. É parente da deputada Zenaide Maia (PR-RN), do ex-deputado João Maia e do deputado distrital Agaciel Maia. Outros parentes do senador exercem ou exerceram mandatos no Rio Grande do Norte.

Deputado Rogério Marinho (PSDB) – Neto dos ex-deputados federais Djalma Marinho e Arnaldo Barbalho Simonetti. É filho de Valério Marinho, suplente do senador José Agripino Maia (DEM-RN), sobrinho do ex-senador Kerginaldo Cavalcanti, sobrinho dos ex-deputados estaduais Márcio, Milton e Nei Marinho (é sobrinho-neto dos dois últimos).

Rio de Janeiro/São Paulo

Deputado Jair Bolsonaro (PSC) (25 ANOS NO CONGRESSO) – É pai do deputado Eduardo Bolsonaro (PSC-SP), do deputado estadual Flávio Bolsonaro e do vereador do Rio Carlos Bolsonaro.

Rondônia

Senador Acir Gurgacz (PDT) – Filho de seu suplente Assis Gurgacz (PDT-RO), que já o substituiu o Senado, ex-vice-prefeito de Cascavel (PR). É irmão do deputado estadual Airton Gurgacz, ex-vice-governador de Rondônia.

Senador Ivo Cassol (PP) – Filho de seu suplente Reditário Cassol (PP-RO), que já o substituiu no Senado, ex-prefeito de Colorado do Oeste. É irmão dos ex-prefeitos Nega Cassol, de Alta Floresta, e César Cassol, de Rolim de Moura (RO) e de Santa Luzia do Oeste (RO).

Senador Valdir Raupp (PMDB) – Casado com a deputada Marinha Raupp (PMDB-RO), irmão do suplente de deputado estadual Ademar Raupp e tio do ex-prefeito de Colniza (MT) Assis Raupp.

Sergipe

Senador Antonio Carlos Valadares (PSB) – Pai do deputado Valadares Filho (PSB-SE) e filho de Josefa Matos Valadares e Pedro Almeida Valadares, ex-prefeitos de Simão Dias. Tio do ex-deputado federal Pedrinho Valadares.

Tocantins

Senador Vicentinho Alves (PR) – Pai do deputado Vicentinho Junior (SD-TO) e primo do deputado estadual Paulo Mourão (PT).

Senadora Kátia Abreu (PMDB) – Mãe do deputado Irajá Abreu (PSD-TO) e do ex-vereador Iratã Abreu, de Palmas.

0 comentários:

Postar um comentário